Os consumidores devem estar mais conscientes de que o desvio de milhagens aéreas tem acontecido com certa frequência atualmente, de acordo com o presidente da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo, Coriolano Almeida Camargo.

Recebemos frequentemente relatos de leitores que foram vítimas de furto de milhas. O alto valor de troca dos pontos dos programas de fidelidade e de cartões de crédito tem atraído hackers, golpistas e até quadrilhas especializadas, que utilizam inúmeros artifícios para conseguir os dados de acesso de clientes para, em seguida, utilizar indevidamente todas as milhas. Tudo acontece muito rápido e, na maioria dos casos, sem a pessoa sequer suspeitar que foi vítima de um golpe.

Como acontece o furto de milhas:

O caso mais comum são de criminosos que utilizam algumas técnicas para conseguir os dados de acesso de um determinado cliente. Em seguida, alteram o e-mail de cadastro e dados de contato para não levantar suspeita e iniciam a emissão de bilhetes para terceiros ou a troca dos pontos por produtos e serviços. Esse processo pode levar alguns dias e é difícil descobri-lo. Algumas vezes, os terceiros que são beneficiários das passagens também são vítimas de golpe, pois compraram bilhetes de supostos agentes de viagem, com um desconto muito grande. O pior é que a vítima do furto geralmente acaba descobrindo o golpe quando as passagens compradas com os pontos já foram utilizadas e não podem mais ser canceladas.

Conheça as técnicas mais utilizadas pelos bandidos para colocar as mãos na sua conta:

  • Phishing: você ou alguém que utiliza o seu computador recebe um e-mail tentador com um anexo que, uma vez aberto, infecta o seu computador e começa a copiar todos os seus dados.
  • Computadores compartilhados infectados: os fraudadores instalam vírus em computadores de salas vip, hotéis e lan houses de aeroportos em busca de dados bancários e de programas de milhagem. Alguns são tão elaborados que, após você tentar entrar no site de seu banco ou programa de fidelidade, simulam uma página idêntica à original. Aí você digita os seus dados e, em seguida, a tela falsa some e aparece a real. Você acha que é apenas uma falha da página real, que por algum motivo não carregou a sua senha, quando, na verdade, seus dados acabaram de ser furtados.
  • Falso atendente de call center: um suposto funcionário do programa de fidelidade entra em contato com você para uma atualização cadastral. Ele fala seu nome, CPF e confirma alguns dados que são fáceis de obter. Em seguida, pede para você confirmar seu e-mail e para falar ou digitar a sua senha para confirmar a atualização cadastral. Pronto! Seus dados caíram nas mãos de bandidos.
  • Repasse de dados: a exposição também pode ocorrer para quem repassa os dados da conta do programa para terceiros emitirem passagens, através da intercepção das mensagens ou da exposição dos computadores de um dos envolvidos.
  • Fraude interna: algum funcionário do programa de fidelidade ajuda as quadrilhas especializadas a alterar cadastros de clientes e a conseguir uma nova senha de acesso.

O que fazer se sua conta foi invadida

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  1. Entre imediatamente em contato com a companhia aérea pela central de atendimento e relate detalhadamente as divergências encontradas. OBS :uma vez que a companhia aérea seja notificada sobre o roubo de milhagens, ela é sempre obrigada a ressarcir o consumidor. “O cliente já ganhou aquilo e, juridicamente falando, as milhas não pertencem à companhia. A empresa só está gerenciando um bem que é de terceiros”, afirma.
  2. Se ainda tiver acesso, verifique no extrato as datas das últimas movimentações e o número dos bilhetes ou localizadores emitidos. OBS:  a pessoa não precisa provar que as milhas sumiram. “A companhia aérea que precisa provar se o consumidor não tinha os pontos. Eles têm arquivos backup e conseguem essas informações rapidamente”.
  3. Constatada a fraude, registre um Boletim de Ocorrência. Algumas cidades possuem delegacias especializadas em crimes virtuais.
  4. Faça uma varredura completa nos computadores em que tiver acessado sua conta, utilizando um antivírus atualizado. Procure ajuda se precisar.
  5. Troque as senhas de e-mails, bancos e outras contas acessadas pela internet, por precaução.
  6. Anote o protocolo de sua reclamação e acompanhe o processo até a regularização da conta.
  7. Se não tiver o seu problema resolvido, procure o Juizado Especial Civil, de posse de todas as informações que puder reunir sobre o seu caso.

CABE INDENIZAÇÃO QUANDO?

Se o consumidor usaria as milhas para viajar durante as férias do trabalho marcadas para julho. Ele entra em sua conta no programa de fidelidade, mas não possui mais as milhas e faz a notificação à empresa. Porém, ela demora para agir, devolve as milhas apenas em agosto e a pessoa perde o período de férias.

Neste caso, o advogado aconselha a pedir um ressarcimento por danos morais. “Ele vai pedir dinheiro por suas dores, angústias e aflições. As milhas representam qualidade de vida e é um desgaste emocional não poder usá-las para a viagem de férias”.

Se o acordo não der certo, aí a pessoa deve entrar com uma ação judicial de reparação de danos. “O consumidor só pode fazer isso sendo representado por um advogado. Então, ele pede, através do advogado, as milhas e o dinheiro”, indica Camargo.

Como contatar os programas de fidelidade

Confira os telefones das centrais de atendimento ao consumidor ou endereços eletrônicos específicos para comunicar fraudes, contatos suspeitos ou e-mail fraudulentos. Denuncie e seja parceiro dos programas na proteção de suas milhas.

Multiplus e TAM Fidelidade:

  • Fale com a gente TAM: 0800-123-200
  • SAC Multiplus: 0300-313-7474

Smiles:

  • E-mail: emailsuspeito@smiles.com.br
  • Central de atendimento: 0300-115-7001

TudoAzul:

  • E-mail: fraude.tudoazul@voeazul.com.br
  • Central de atendimento: 4003-1141